Seguidores

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O DITADOR

Bom  dia meu povo! aos sábados estou Coordenando um curso de aperfeiçoamento oferecido pela Secretaria de Educação de PE, e sempre coloco uma mensagem para os cursistas. No último sábado coloquei um fragmento do texto  Último Discurso do filme O DITADOR de Charles Chaplin,  coloco essas mensagens sem pretenção nenhuma, apenas desejando de verdade que todos tenham um bom dia, e para minha surpresa,  várias pessoas me procuraram durante a semana para agradecer a mensagem, umas diziam que a mensagem foi muito oportuna, outras disseram que sentiram vergonha ao ler porque estavam realmente esquecendo da alma, do coração... uma outra me falou da sua vida, de como tem sido sua rotina e como tem se distanciado da família, amigos, da sua própria alma enfim, a mensagem teve um grande efeito e claro que eu não poderia deixar de refletir sobre isso e concluo que as pessoas não estão tão fechadas para esse diálogo como costumeiramente costumamos dizer, talvez estejamos esperando sempre pelo outro e a forma mais cômoda de esperar seja culpá-lo, julgá-lo... se cada um fizer a sua parte, o seu simples e pequeno movimento, faremos um grande movimento. Essas vivências só me enchem de esperança e me intimam cada vez mais a fazer a minha parte. Eis a mensagem:

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
Charles Chaplin



Nenhum comentário:

Postar um comentário