Seguidores

domingo, 14 de agosto de 2011

MÁSCARAS


      
       Estava neste exato momento diante do computador para inserir algo novo para os meus visitantes quando o telefone tocou; ao atender, era uma amiga que muito chorosa dizia: hoje é dia dos pais, não tem como sentir o contrário, nem dizer que nada sinto, a máscara caiu e estou péssima! (Ela perdera o pai há quatro anos e não tinha uma relação muito boa. Outro dia me dizia que se tivesse oportunidade de reencontrá-lo, teria outra relação, pois foi descobrindo aos poucos, que muito de sua personalidade, inclusive a de quem batalha muito, que foca objetivos... era dele e ela não conseguia ver isso por causa das coisas negativas que  acabara dando mais ênfase). Escutei-a em silencio e em seguida falei que não tinha muito a dizer, uma vez que  teria  que abrir meu capítulo e reler e não ia ficar nada bem, preferia pular a página. Falei que tentasse ficar bem e desejei bom dia.

            Mas nada é tão simples assim: virar página, ficar bem, fazer de conta... Pensei nas inúmeras máscaras que usamos para esconder nossas fragilidades, nossos medos, nossos eus  e sinto que isso onera demais não aos cofres públicos, mas ao cofre mais importante, onde está guardado nossa intimidade, nossos ais, onde nos guardamos, onde de fato somos. Sabemos que numa sociedade e não é de hoje, onde há modelos para tudo e quem foge  e quem arrisca viver essencialmente o que é e o que acredita tem a sentença de viver a margem, nada fácil para rasgar todas as máscaras e viver apenas a sua, mas voltemos a questão das escolhas: muitas máscaras, mas a sentença da solidão, como dizia minha querida Clarice Lispector".  Não sei, apenas sinto que esses conflitos, essas fantasias, essas máscaras, esse querer ser aceito, aprovado, aplaudido.... Leva-nos a uma morte sutil e diária, mas tão sutil que nem percebemos que mais um dia se foi e não nos percebemos dentro dele, é como se tivéssemos vivendo outros personagens, resultado: fizemos tantas coisas, produzimos tanto, o dia foi tão proveitoso, mas há uma vazio, parece que a alma está sedenta... O que será?

                                                                                                  Maria Ribeiro

6 comentários:

  1. Algo que me deixará pensando e repensando durante alguns dias. Essa sua postagem fantástica me arrebatou nesse domingo.

    ResponderExcluir
  2. A sua escrita reflete a sensibilidade de olhar e ser que vc tem diante da vida e das pessoas que estão perto e longe de vc. Parabéns pelo dom da fala e da escrita que Deus te deu escritora dos tempos modernos.

    ResponderExcluir
  3. Ao ler sua matéria não poderia deixar de dizer que existem pais e filhos.... só que, todos são pai e filho. Há exatamente 06 meses e 24 dias que meu inesquesível papai cumpriu sua tragetória de vida neste pedaço de chão tão cheio de relevos que nos deixa ora no chão ora flutuando. Hoje estive no seu túmulo e foi uma mistura de sentimentos, muitas, saudades, o sentimento de não ter ao meu lado a minha referência... e qui referência! Papai foi o melhor pai do mundo, sempre esteve do nosso lado, com muita disciplina e ao mesmo tempo com muito carinho e compereensão. Honestida, respeito e humildade era sua marca. É fácil falar dele porém neste momento muito difícil pela sua ausência, as lágrima não me deixar enxergar a tela.
    Mais uma vez Cida, você está de parabens pela sua análise ao desabafo de sua amiga, lamento por ela não ter utilizado as oportunidades com o pai como ela gostaria.
    Tininha.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! Não tenho palavras para traduzí-lo, és mensageiro de um grande legado. Não és flor mas possues a essência delas, tens o brilho do sol e a todos irradia, não foi em vão recebestes o nome de Maria. Avante Maria! Vem Maria! Navega Maria! Conseguirás... A porta está aberta, o mundo necessita de ti. Aplausos guerreira. Edinha

    ResponderExcluir
  5. Mesclar-se do que se tem para viver e o que deve ser vivido. As máscaras ficarão assim, sem muito sentido...

    ResponderExcluir
  6. Texto maravilhoso. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir