Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011

ESSAS MULHERES! DIVINAS MULHERES!

        

            Vicentina Paula de Oliveira, conhecida como Dalva de Oliveira, (Rio Claro, 5 de maio de 1917 — Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1972) foi uma cantora brasileira, casada com o compositor Herivelto Martins e mãe do cantor Pery Ribeiro.

  
          Dalva revelou-se com um dos grandes nomes do gênero samba-canção. Comparado ao bolero pela exploração e exaltação do tema amor-romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também de dor-de-cotovelo ou fossa. O samba-canção (surgido na década de 1930) antecedeu o movimento da bossa nova (surgido ao fim da década de 1950), com o qual a também cantora Maysa Matarazzo já foi identificada. Entretanto, este último representou um refinamento e uma maior leveza nas melodias e interpretações em detrimento do drama e dasmelodias ressentidas, da dor-de-cotovelo e da melancolia.

            Depois de escapar de um acidente automobilístico, em 18 de agosto de 1965, no Rio, que resultou na morte por atropelamento de três pessoas, Dalva de Oliveira morreria sete anos depois, em 30 de agosto, vítima de uma hemorragia interna, provavelmente provocada por um câncer. A cantora viveu o apogeu nos anos 30, 40 e 50.

Um comentário:

  1. QUANDO LEIO A VIDA DESSAS DIVAS, MULHERES MIL ANOS LUZ A FRENTE DO SEU TEMPO, PASMO,COM A CORAGEM,A OUSADIA, ESSE DESEJO DE DIZER O QUE SENTIAM, COMO SENTIAM E COMO VIAM A HISTÓRIA SE PASSAR E ELAS IMPULSIANADAS A DIZER QUE EXISTIAM, ACABARAM POR QUEBRAR, COM MUITA DIFUCULDADE ÓBVIO, OS DETERMINISMOS DA ÉPOCA E DEIXARAM PARA TODAS NÓS UM GRANDE LEGADO.

    ResponderExcluir