Seguidores

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O BARQUINHO

Bom dia meus queridos! Vivendo em um ritmo mais lento, uma tranquilidade na alma, essa deleciosa chuva, que nos convida a acreditar em possibilidades (  adoro essa palavra!), lembrei de uma música que adoro, faz parte da Bossa Nova e tem tudo a ver com a capacidade que o homem tem de criar, transformar,  dar outro rumo.... e sem falar que a melodia é um bálsamo para a alma, estou falando da música O BARQUINHO de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli e já foi interpretada por grandes nomes da nossa música, como Maysa, Elis Regina, Nara Leão entre outros e olha como se deu a história dessa música:



A Bossa Nova nasceu na Rio de Janeiro, mas o episódio que motivou a composição de uma das músicas mais emblemáticas do movimento ocorreu no litoral fluminense, a aproximadamente 150 quilômetros da capital.
No documentário Coisa Mais Linda – História e Casos da Bossa Nova, Roberto Menescal, um dos principais nomes da Bossa Nova, conta de onde veio a inspiração para compor a música “O Barquinho”, sua mais famosa canção, feita em parceria com Ronaldo Bôscoli.
Segundo o artista, durante um passeio no mar, próximo às cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, um barco tripulado por ele, Bôscoli e outros amigos teve um problema e ficou à deriva no oceano atlântico. Após várias tentativas para religar embarcação, sem sucesso, Menescal começou a dedilhar uma melodia em seu violão, inspirado, justamente, pelo ruído feito pelo motor que não pegava.

Mais tarde, com o sol quase se pondo, felizmente apareceu um outro barco para rebocá-los até a costa. Satisfeitos, os tripulantes foram cantarolando: “O barquinho vai… A tardinha cai”. Na ocasião, a música ficou só nisso.

No dia seguinte, porém, Menescal e Bôscoli se encontraram novamente e começaram a recordar o fato. Para nossa sorte, eles conseguiram transformar aquele episódio quase trágico em um “dia de luz, festa do sol”, conforme a letra conhecida por todos:

Vamos matar a saudade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário