Bossa Nova
O movimento musical que ficaria conhecido como Bossa Nova “nasceu”
oficialmente em 1958 com o cantor João Gilberto interpretando as
músicas Chega de Saudade ( Tom Jobim e Vinicius de Moraes ) e Bim Bom ( do próprio autor ).
A grande influência da cultura norte-americana do Pós- Guerra juntamente com a influência do impressionismo erudito e um certo inconformismo com o formato musical dos dós de peito, disseminaram inovadores como os violonistas Garoto, Valzinho, Lourindo de Almeida, Luís Bojá, o acordeonista João Donato e, principalmente, o pianista e compositor Johnny Alf.
O tripé da nova bossa moldada por João Gilberto assentava suas bases na densidade musical do compositor Antônio Carlos Jobim, autor em meados dos anos 50 da inovadora Sinfonia do Rio de Janeiro e da provocante Teresa da Praia e no brilhantismo poético do experiente diplomata Vinicius da Moraes.
A Bossa Nova foi acima de tudo um movimento da emergência urbana do país. Seu contexto histórico está relacionado à fase de desenvolvimento promovido pelo então presidente Juscelino Kubitschek ( 1955 – 60 ) e, segundo Tárik de Souza, “ concentrou-se no Rio de Janeiro em apartamentos da zona sul como o da futura cantora Nara Leão.” O grupo que formou-se ao redor dela começou a fazer shows dentro do ambito universitário e reuniu outros inovadores.
Alguns críticos e pesquisadores questionaram a “veracidade” da Bossa Nova, pois a maioria dos músicos que a compunham eram apreciadores do jazz.
Atualmente a importância da Bossa Nova para a mudança da Música Popular do Brasil è reconhecida até por aqueles que a criticaram. Ela foi, sem sombra de dúvida, o estopim para movimentos como os da Canção de Protesto ( com Geraldo Vandré ) e a Tropicália ( com Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros ).
Os grandes nomes da Bossa Nova são : Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Carlos Lyra.
A grande influência da cultura norte-americana do Pós- Guerra juntamente com a influência do impressionismo erudito e um certo inconformismo com o formato musical dos dós de peito, disseminaram inovadores como os violonistas Garoto, Valzinho, Lourindo de Almeida, Luís Bojá, o acordeonista João Donato e, principalmente, o pianista e compositor Johnny Alf.
O tripé da nova bossa moldada por João Gilberto assentava suas bases na densidade musical do compositor Antônio Carlos Jobim, autor em meados dos anos 50 da inovadora Sinfonia do Rio de Janeiro e da provocante Teresa da Praia e no brilhantismo poético do experiente diplomata Vinicius da Moraes.
A Bossa Nova foi acima de tudo um movimento da emergência urbana do país. Seu contexto histórico está relacionado à fase de desenvolvimento promovido pelo então presidente Juscelino Kubitschek ( 1955 – 60 ) e, segundo Tárik de Souza, “ concentrou-se no Rio de Janeiro em apartamentos da zona sul como o da futura cantora Nara Leão.” O grupo que formou-se ao redor dela começou a fazer shows dentro do ambito universitário e reuniu outros inovadores.
Alguns críticos e pesquisadores questionaram a “veracidade” da Bossa Nova, pois a maioria dos músicos que a compunham eram apreciadores do jazz.
Atualmente a importância da Bossa Nova para a mudança da Música Popular do Brasil è reconhecida até por aqueles que a criticaram. Ela foi, sem sombra de dúvida, o estopim para movimentos como os da Canção de Protesto ( com Geraldo Vandré ) e a Tropicália ( com Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros ).
Os grandes nomes da Bossa Nova são : Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Carlos Lyra.
Texto: Cecília Mosca Spatz
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