Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

ONU RECONHECE A FELICIDADE COMO UMA QUESTÃO DE ESTADO

Durante Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizada na última terça-feira (19), foi aprovada uma resolução que reconhece a busca da felicidade como “um objetivo humano fundamental”. A ONU estabeleceu a importância de criação de políticas públicas com essa finalidade e convidou os 193 países-membros a apostarem na felicidade como ferramenta para o desenvolvimento.
No Brasil, coordenado pelo Movimento Mais Feliz, a questão da felicidade como uma política pública está bem encaminhada no Congresso Nacional, por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 19/2010. A PEC, que tem como relator o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e segue para plenário do Senado Federal. Para o Senador Cristovam Buarque, a felicidade é cola e despertador dos direitos sociais. “Cola para unificar os direitos; e despertador para que as pessoas despertem e lutem”, resumiu. 
A PEC visa reforçar direitos e garantias já previstos na Constituição. A proposta é fazer com que o Estado assuma que o cumprimento qualitativo e igualitário de tais benefícios a toda população é algo que garante o
básico para que todos possam buscar a felicidade. “Queremos fazer com que o Estado assuma a responsabilidade por oferecer condições básicas para que seus cidadãos busquem a felicidade com dignidade, a partir de um ponto onde todos são iguais e têm as mesmas oportunidades para seguir rumo a essa busca; a felicidade como norteadora de políticas públicas”, complementa Mauro Motoryn, presidente e idealizador do Movimento Mais Feliz.
 O Mais Feliz é um movimento apartidário, não-governamental e não-assistencialista que reúne cinco pilares: conscientizar a população, mobilizar a sociedade, estimular a participação, capacitar multiplicadores e motivar as pessoas a se doarem.  A defesa da inclusão da busca da felicidade na Constituição é uma etapa de todo o Movimento.




O QUE ACHAM DISSO? VAMOS CONVERSAR?

3 comentários:

  1. Olá Maria,

    Agradeço sua visita e seu comentário.
    Sou uma buscadora de conhecimento sobre o mundo da arte e tenho aprendido muito dia a dia. Meu desejo é sempre colocar informações de qualidade no blog para beneficiar todos que também amam a arte.

    Visitei seu blog e adorei seus posts. Você tem uma bela forma de escrever!
    Um lindo dia para você e até breve.

    Lilian

    ResponderExcluir
  2. O senador Crsitovam Buarque, tem demonstrado preocupação com a educação deste país, e em suas propostas, algo em benefício a população que bom! O difícil é convencer a cupla de senadores disprovidos de compromisso e lisura nas suas atitudes com a sociedade a votarem a favor desta emenda pelo menos nestas duas décadas. Agora, se fosse o aumento dos seus benefícios com certeza em menos de 24h. já estaria aprovada.

    ResponderExcluir
  3. No comentário que fiz sobre Cristovam Buarque, quis dizer: Cristovam e desprovidos. Deculpe os erros.

    ResponderExcluir