Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

COMA E MEDITE AO MESMO TEMPO!

BOM DIA! Encontrei essa matéria e achei muito boa para repensarmos alguns hábitos.

Descubra o oryoki, uma tradição zen-budista milenar que consiste na atenção máxima ao momento da alimentação, em meio a pratos e gestos precisos e harmoniosos

Texto • Erica Franquilino


 
Você já parou para pensar no caminho que tem de ser percorrido para que o feijão-com-arroz de cada dia chegue ao seu prato? Sol, chuva, mãos, trabalho, suor... A dimensão dessa cadeia – que culminou na refeição à sua frente – já é um motivo substancial para refletir algum tempo antes da primeira garfada. O sentimento de gratidão, com relação a todas as formas de vida, é a base da reflexão que dá início ao oryoki, prática zen-budista que faz da refeição um exercício de meditação.

O oryoki, cuja definição mais conhecida é a arte de comer meditando, também pode ser traduzido em palavras como atenção, respeito e gratidão. Os monges budistas seguem uma sequência ritualizada de procedimentos, com atenção voltada a cada detalhe. Cada um deles leva consigo seu próprio conjunto de utensílios, embrulhado numa trouxinha de pano. São feitas preces e reverências antes, durante e ao término da refeição, quando as tigelas e talheres – que foram delicadamente lavados à mesa – voltam a ser envolvidos na toalhinha de pano.


Os gestos precisos e detalhes harmoniosamente coreografados exigem atenção máxima. Alimenta-se usando todos os sentidos, degustando a variedade de sabores, temperaturas, a fragrância que exala do prato, o movimento da mastigação. No entanto, os fundamentos dessa arte não estão restritos apenas à vida monástica: eles podem fazer parte do seu dia a dia, em casa ou onde você estiver – até no restaurante por quilo. A seguir, você vai saber como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário